Multilog Multilog

TOTVS firma parceria com a Samsung para a nova solução de Supply Chain

Publicado em 10/08/2015

Desenvolvido em parceria, software monitora todas as áreas logísticas, com funções de rastreabilidade e localização de ordens de compra e entrega de mercadorias. O objetivo é auxiliar a melhoria na competitividade das empresas, por meio de eficiência logística

A TOTVS anunciou uma parceria comercial com a Samsung SDS, braço de serviços de TI e logística do grupo Samsung, com cerca de 21 mil colaboradores e mais de US$ 7 bilhões de faturamento. O objetivo é oferecer uma solução única de visibilidade total dos processos logísticos.

Com o nome de TOTVS Supply Chain Intelligence (SCI), a solução garante às empresas uma visão geral de toda a cadeia logística e de distribuição (fim a fim e multimodal), desde o abastecimento do produto até a entrega da venda ao cliente. O software permite a extração de indicadores de desempenho, a identificação de desvios de processos, apontando os possíveis atrasos futuros, além de enviar avisos eletrônicos (SMS ou e-mails) sobre exceções e ocorrências durante os fluxos logísticos.

A nova solução foi criada a partir da solução de logística integrada da Samsung SDS, chamada Cello, que abrange o acompanhamento, o rastreamento e o monitoramento de todas as etapas da logística e cadeia de suprimentos. A parceria tem como meta integrar funcionalidades complementares ao Enterprise Resource Planning (ERP) da TOTVS, mas, por ser agnóstico, o sistema pode ser integrado com qualquer ERP de mercado.

O TOTVS SCI coleta informações do fluxo da operação e transporte na cadeia de valor, permitindo aos tomadores de decisão ações necessárias, em tempo real. Um dos grandes diferenciais da nova solução é a possibilidade de monitorar diversos pontos de controle dentro do fluxo de entrega de um determinado produto. A partir do recebimento de um pedido de venda, o SCI monitora todas as etapas até a entrega da ordem, como a liberação comercial e financeira da mercadoria. Na sequência, confirma o embarque, o faturamento, por meio de emissão da nota fiscal, com a autorização na Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a impressão do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe). O rastreamento segue pela gestão de fretes, com a impressão e a liberação do romaneio de carga até o registro de entrega. Tudo monitorado ponto a ponto, dentro do sistema e havendo uma anormalidade dentro do fluxo, o sistema gera alertas e relatórios. Assim, os clientes têm a capacidade de analisar as suas atividades, permitindo a identificação de gargalos e a atuação para a elevação do nível de serviço.

“Não há nenhuma outra solução de mercado com essas características. Algumas empresas mantêm soluções caseiras de rastreamento de ordens e entregas, mas não com esse grau de sofisticação de detalhes ponto a ponto. Já erámos cliente TOTVS e percebemos que havia sinergia entre as companhias e poderíamos, juntas, oferecer uma solução inédita e completa para o rastreamento de produtos”, destaca o gerente Comercial da Samsung SDS, Leandro Costa.

A solução TOTVS Supply Chain Intelligence (SCI) foi desenvolvida em parceria entre engenheiros coreanos e brasileiros. Inicialmente, a ferramenta possui mais de 40 pontos de controle pré-definidos, mas, por ser flexível, possibilita fazer a parametrização de acordo com as necessidades de cada companhia.

“Estamos satisfeitos com essa parceria com a Samsung SDS, pois conseguimos desenvolver uma solução moderna, que tem como foco melhorar a competitividade das empresas, por meio da gestão e eficiência logística”, ressalta o diretor do Segmento de Manufatura e Distribuição e Logística da TOTVS, Carlos Valle.

O aumento na eficiência se dá pelos benefícios adquiridos com a visibilidade holística do processo logístico. Entre os principais garantidos pela adoção do TOTVS Supply Chain Intelligence estão os prazos de entrega mais curtos, o aumento da satisfação do cliente, a melhoria no cumprimento de regulação de importação e exportação, os lucros ampliados, a melhor visibilidade de embarque para empresas e parceiros, na cadeia de valor, a melhor capacidade de respostas às mudanças e a diminuição na exigência de inventários. A solução está em fase de integração e deve chegar ao mercado nos próximos meses.