Assinatura Premium Assinatura Premium

Totvs une roteirização e rastreamento em nova solução

Publicado em 13/04/2018

R2 nasce na nuvem para levar eficiência ao planejamento logístico, monitoramento de veículos e visibilidade sobre informações de ocorrências em viagem

A Totvs está unindo rastreamento e roteirização no novo lançamento da empresa. A solução R2 chega ao mercado para auxiliar os gestores no planejamento logístico, monitoramento de veículos e visibilidade sobre informações de ocorrências em viagem.

Trata-se de uma aplicação que já nasce na nuvem, no modelo de subscrição da companhia, Intera, é pode ser contratada de forma mensal. Olhando para a rotina das empresas, já existe um profissional dedicado a essa função, chamado planejador – ele é responsável por montar as cargas, organizar os pedidos, avaliar a frota e definir o circuito mais adequado para as entregas. Porém, com a ajuda da tecnologia, ele poderá optar por maneiras mais eficientes de realizar essa execução.

Baseando-se em algoritmos e simulações, o R2 sugere a sequência de entrega mais correta, combinando produtos, endereços e arranjo de frota, por meio de uma lógica matemática. Os resultados obtidos ficam em torno de até 20% de redução no número de veículos utilizados e de cerca de 15% nas distâncias totais percorridas – o que leva a uma consequente diminuição no consumo de combustível e, vale ressaltar, também na emissão de CO2 na atmosfera.

Outros benefícios estão no aumento de até 10% na ocupação média da frota em viagens, além de uma redução de, aproximadamente, 60% do tempo gasto para a definição do plano que será executado e uma queda de até 15% no custo logístico total.

A ferramenta puxa os dados do software de gestão, com todos os pedidos que foram realizados, e retorna com uma proposta de planejamento, tendo como base as regras comerciais e logísticas da empresa – que podem ser totalmente parametrizadas, de acordo com cada tipo de negócio. O processo leva cerca de dez minutos, mas as suas funcionalidades não se resumem a isso. Além de fornecer a melhor estratégia para a roteirização, o R2 passa a ser a interface do planejador logístico, que pode, inclusive, agregar outros sistemas para trabalhar em conjunto. A aplicação também é flexível, permitindo que o profissional faça ajustes manuais ou, até mesmo, opte por postergar uma ação para aguardar um novo lote de pedidos, por exemplo.

Indo para o outro R da oferta, de Rastreamento, ele não se limita ao acompanhamento em tempo real dos veículos. A solução foi desenvolvida para rodar em um aplicativo móvel para o motorista, que consegue reportar por meio do smartphone todos os status das entregas, além das ocorrências de transporte que possam acontecer ao longo da viagem, como um destinatário não encontrado ou um sinistro ou avarias na carga. O app também permite a digitalização do comprovante de entrega e, até mesmo, colher a assinatura virtual de quem recebe a mercadoria.

Todas essas informações passam a estar disponíveis para a empresa no momento em que acontecem. Isso significa dar visibilidade para o gestor, que consegue ter um tempo de resposta rápido para tomar ações corretivas ou preventivas.

A diretora dos segmentos de manufatura e logística da Totvs, Angela Gheller Telles, ressalta que a pressão por prazos menores de entrega é constante na logística de distribuição. “Contudo, essa é apenas a ponta da operação. O gestor precisa olhar para o todo, em busca de maior eficiência em todas as suas rotinas. E é para permitir que as tecnologias ajudem, de fato, os negócios, que desenvolvemos soluções tão especializadas, como a oferta R2.” Segundo Angela, a ferramenta chega para viabilizar ações mais estratégicas e elevar o nível de serviço e competitividade das empresas.