Assinatura Premium Assinatura Premium

Totvs vai às compras. Processo sem volta

Publicado em 04/04/2012

A Totvs pretende manter o crescimento inorgânico, baseado em compras de fabricantes de softwares de nicho como varejo, saúde, educação e transportes. Uma estratégia que o presidente da companhia, Laércio Cosentino, chama de “um caminho sem volta”, que já envolveu 45 operações de M&A ao longo da história da empresa.

Pelo caminho, destacam-se compras “maxi” da Totvs, como as da Microsiga, Logocenter e  RM, em 2005 e 2006; Datasul, em 2008; TotalBanco, que começou em 2009 e foi concluída em 2011, e Gens, franquia Datasul arrematada também no ano passado.

Em novembro passado, a companhia unificou em uma operação no Tecnopuc todas as operações de saúde e financials – TotalBanco e Gens -, de onde desenvolve software para todos os 23 mercados internacionais onde atua.

“Crescemos a taxas entre 15% e 20% há 20 anos, e projetamos manter a expansão orgânica e inorgânica. Neste ponto, não há no Brasil empresa de ERP básico cuja aquisição vá nos fazer diferença, no momento”, afirma Cosentino. “Mas temos caixa para compras, e nos interessa fazê-las, em nichos específicos”, completa.

Fonte: Baguete