Assinatura Premium Assinatura Premium

Toyota adquire a viastore e mira em crescimento internacional para o setor intralogístico

Publicado em 05/04/2022

Na parceria, a viastore cria um potencial em longo prazo para suas três áreas de negócios, desde soluções e software automatizados até o negócio de serviços; marca, áreas de negócios, locais e gestão serão mantidos

Por Redação


Foto: Divulgação

Os acionistas do viastore Group assinaram um acordo de venda de todas as ações da empresa à Toyota Industries Corporation (TICO). Com as três unidades de negócio, a viastore completa a gama de produtos e serviços da TICO e permitirá ofertas intralogísticas integradas e soluções centradas no cliente no futuro, desde empilhadeiras até sistemas automáticos de classificação.

A nova parceria fornece à viastore acesso à carteira de clientes de um grupo líder de engenharia global e de clientes em potencial em longo prazo para todas as três áreas de negócio. As partes concordaram em não discutir mais detalhes da transação, que ainda está sujeita à aprovação antitruste e deve ser fechada no terceiro trimestre.

Nos últimos 50 anos, o Grupo viastore cresceu e transformou-se em um especialista líder em intralogística internacional. Com três unidades de negócios – Sistemas Intralogísticos, Software Intralogístico e Serviços de Suporte –, a viastore é um integrador de sistemas para o setor de manufatura e para outros setores e oferece soluções intralogísticas integradas e automatizadas. Hoje, a empresa especializada em fluxo de material está presente em 17 países, com aproximadamente 600 funcionários.

PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DINÂMICO EM AUTOMAÇÃO

A TICO é uma das empresas líderes em engenharia do Japão e líder global em seu campo. Assim como a viastore, ela opera em três áreas de negócios: Automotivo (fabricação de veículos e componentes), Máquinas Têxteis e Manipulação de Material (Toyota Material Handling Group, TMHG) (empilhadeiras, tecnologia de armazéns e plataformas de içamento), e Toyota Advanced Logistics Group, TALG (logística de integração automatizada).

A TICO definiu a meta de fortalecer a competitividade global e oferecer aos clientes uma gama de produtos e serviços no setor de intralogística. Em 2017, a TICO adquiriu a Vanderlande (Países Baixos), um dos provedores líderes globais de soluções de automação para processos logísticos para aeroportos, armazéns e encomendas, além da Bastian Solutions (EUA), um integrador de sistemas líder na América do Norte.

Sob a tutela do TALG, a viastore se torna parte de uma aliança de marcas de intralogística forte e estabelecida. Todas as três marcas, Bastian, Vanderlande e viastore, estão entre as 20 principais marcas intralogísticas do mundo. Elas se estabeleceram de forma independente no mercado internacional com sucesso e agora estão compartilhando know-how e poder de inovação. 

Os analistas preveem um crescimento significativo no mercado global de soluções de manipulação de material nos próximos anos. Até 2026, eles preveem uma taxa anual composta de crescimento em torno de 8% e um aumento na receita do setor de US$ 354 bilhões e de US$ 195 bilhões em 2018. Tendo em conta a maior demanda por soluções integradas na área de manipulação de materiais, a viastore vem recorrendo ao crescimento em potencial em longo prazo por meio da parceria com a TICO e sua cooperação com a Toyota Material Handling Europe.

PARCERIA CARACTERIZADA POR CONTINUIDADE

A parceria com a TICO é caracterizada pela continuidade. A viastore continuará a buscar o desenvolvimento estratégico e operará como uma unidade independente junto com o Toyota Advanced Logistics Group (TALG) no futuro. Marca, áreas de negócios, locais e gestão serão mantidos. A equipe administrativa, formada pelo CEO, Philipp Hahn-Woernle, CFO, Anja Zschernig e os COOs, Dr. Harald Goebel e Thomas Hibinger, continuarão à frente da empresa.

“No contexto de uma demanda crescente por soluções integradas na área de manipulação de materiais, a TICO reconheceu o potencial da viastore e apresentou uma visão que é estrategicamente desafiadora para ambas as partes. Na TICO, descobrimos um parceiro que valoriza nossa marca e nossos recursos e apoiará a empresa em sua trajetória de crescimento global em longo prazo. Como uma unidade independente sob a tutela da Toyota Advanced Logistics, continuaremos nossa jornada de sucesso e abriremos novas possibilidades e estabilidade em longo prazo para nossos clientes e funcionários, pertencendo a um grupo de empresas de sucesso.” – Philipp Hahn-Woernle, CEO da viastore.

Norio Wakabayashi, Diretor Executivo Sênior da TICO, acrescenta que isso se deve ao fato de o viastore Group ser uma empresa de sucesso, com uma posição de destaque no mercado.

“Suas áreas de negócio complementares tornam a viastore uma parceira ideal para que a TICO possa oferecer a seus clientes uma solução intralogística integrada no futuro. Tenho o prazer de dar as boas-vindas à excelente equipe da viastore, que vem fortalecer nosso know-how no mercado interlogístico e expandir nossa família de empresas, com a inclusão de outra marca intralogística altamente reconhecida.” – Norio Wakabayashi, diretor executivo sênior da TICO.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Quando automatizar ou não a intralogística
Uma decisão opcional ou obrigatória?