Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Transformação digital: Titan adota plataforma da Dassault Systèmes

 

Publicado em 13/05/2021


Indústria centenária de pneus otimiza sua transformação digital com tecnologia da Dassault Systèmes

 

A Titan, produtora e comercializadora de pneus do ramo agrícola, anuncia a implantação da plataforma 3DExperience
 da Dassault Systèmes para conduzir a transformação digital de sua operação brasileira. A empresa fez uma importante jornada de troca do seu sistema legado de especificação de produtos e de implementação de novas tecnologias para otimizar seu processo produtivo. 

A Titan tinha o grande desafio de modernizar sua estrutura tecnológica para um ambiente de ‘Industry Renaissance’, sem interromper o funcionamento de seus negócios. A empresa buscava tornar sua produção mais eficiente com o apoio de fornecedores especializados em transformação digital e detentores de tecnologias amigáveis, intuitivas e capazes de acompanhar toda sua jornada de produção de pneus. 

 

A plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes foi escolhida para ser a base dessa nova estrutura, e seus recursos de customização foram fundamentais para o perfeito ajuste das matérias-primas e necessidades específicas de fabricação da Titan. A implementação incluiu a migração do sistema anterior de especificação, a automatização de processos e a integração com o sistema de gestão empresarial ERP da empresa de forma a manter a continuidade digital da sua informação eletrônica. 

A migração demandou um amplo estudo para que o histórico de 25 anos, que inclui informações da época em que a operação ainda ocorria sob a marca Goodyear, fosse protegido e migrado para o novo e moderno ambiente. Além disso, era necessário manter a operação da Titan operando de forma ininterrupta e dar liberdade para o início de uma nova etapa de crescimento. 

 

"Agora, com a tecnologia da Dassault Systèmes, a Titan está ainda mais preparada para se destacar no mercado global, com maior liberdade para adequar seu portfólio de produtos e fazer todos os ajustes de parâmetros que sejam necessários para sua estratégia de produção por meio de aplicações mais amigáveis." - Meire Santório, gerente sênior de Qualidade e Tecnologia da Titan, destacando que a nova tecnologia está em linha com a modernização de seus processos e parque industrial. 

 

Segundo Rodrigo Baptista, diretor de Business Transformation da Dassault Systèmes para a América Latina, as características da plataforma 3DExperience
 atenderam às necessidades da Titan nos pilares de pessoas, processos e tecnologia. A complexidade do projeto foi solucionada por uma equipe de profissionais da Dassault Systèmes do Brasil, dos Estados Unidos, da Índia (Global Services) e da parceira Multittech. Cerca de 300 funcionários da Titan foram treinados em um curto espaço de tempo graças às novas funcionalidades oferecidas pela plataforma, que são muito mais intuitivas do que os sistemas anteriores. Toda essa equipe consegue agora acompanhar todas as etapas de produção dos pneus, com maior visibilidade de cada processo. 

O movimento brasileiro deve ser replicado por outras subsidiárias da Titan no mundo que também estão iniciando uma nova etapa de transformação digital. Entre avanços que estão em análise está o uso de Digital Twins, tecnologia da Dassault Systèmes que permite simular na tela do computador novos materiais e modelos antes mesmo da etapa de produção. 

 

Veja também: