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Transição para o veículo elétrico no Brasil ainda deve demorar cinco anos, segundo a A&M

Publicado em 08/12/2023

De acordo com o diretor da companhia, David Wong, embora em queda de preços, veículos elétricos ainda são bem mais caros do que os somente com motores a combustão interna

Por Redação

Transição para o veículo elétrico no Brasil ainda deve demorar cinco anos, segundo a A&M
Transição para o veículo elétrico deve estar defasada em cerca de cinco anos em relação aos mercados líderes (Foto: Shutterstock)

Um levantamento realizado pela A&M, empresa global de consultoria empresarial, indica que, no Brasil, a transição para o veículo elétrico deve estar defasada em cerca de cinco anos em relação aos mercados líderes. De acordo com o estudo, a demanda nacional ainda não está preparada para o novo conteúdo tecnológico em função do baixo poder aquisitivo dos brasileiros e da dificuldade de acesso ao crédito.

Segundo o diretor da A&M, David Wong, embora em queda nos preços, veículos elétricos ainda são bem mais caros do que os somente com motores a combustão interna. Só a bateria representa cerca de 30% a 40% do custo total do veículo.

“Mesmo quando estiver totalmente instalada, a indústria nacional não vai ter escala para exportação de carros puro elétricos porque, quando avançarmos na produção local da tecnologia, os demais países já serão mais autossuficientes na produção nestes tipos de veículos e seus componentes”, destacou o executivo.

O levantamento da A&M apontou que, atualmente, existem em torno de 100 mil carros elétricos em circulação no Brasil. Em 2030, o número estimado é de 1,3 milhão de veículos. E mais no longo prazo, em 2050, a previsão é que o país necessite chegar à marca de ao menos 20 milhões de carros puramente elétricos na frota para atingir as metas de descarbonização, completado por um restante de frota grandemente híbrida com uso de etanol.

Para Wong, trata-se de uma meta com vários obstáculos no caminho para ser atingida. “Hoje, no cenário mundial, o carro híbrido já está perdendo participação frente aos 100% bateria, mas é uma alternativa de transição tecnológica no Brasil, com viabilidade através da hibridização e, depois, expansão para veículo apenas elétrico”, avaliou.

Segundo o executivo, um dos maiores gargalos é a inexistência de indústria de baterias, desde o beneficiamento à célula no Brasil — embora o país disponha praticamente de todos os minérios usados na produção, como fosfato, ferro e lítio. “Essa é uma das etapas mais caras do processo, com investimento estimado de ao menos US$ 1 bilhão, para iniciar uma planta. Além disso, para instalar uma fábrica de células, são necessários aproximadamente três anos, entre o plano e o início de operação da planta”, frisou.

Por outro lado, Wong enfatizou que o Brasil é um dos poucos países com indústria e escala que pode suportar a produção de sistemas para a tecnologia do motor a explosão. “As empresas precisam pensar em como aproveitar a escala de produção e ter competitividade enquanto o país navega na transição para as novas tecnologias, e mitigar o risco de a indústria perder relevância local e global e, com isso, virar mero importador de veículos montados no futuro.”

ELETRIFICAÇÃO

A MundoLogística tem acompanhado de perto essa transformação da eletrificação no país. Dentre os recentes conteúdos exclusivos divulgados está a entrevista com Henrique Antunes, da BYD, sobre o transporte elétrico, onde o executivo afirmou que faltam políticas para solução ganhar escala no Brasil.

Em entrevista exclusiva, Luciano Cafure, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou que a “eletrificação é a ‘agenda mãe’ das montadoras”. Já Julio Cesar Balbinot, da Arrow Mobility, enfatizou o papel da startup de estimular o mercado de veículos elétricos.