Assinatura Premium Assinatura Premium

Transporte ferroviário: MRS inova e compra vagões de aço Endur

Publicado em 07/04/2021


Novidade para o transporte ferroviário de celulose é pioneira no mundo. Vagões de aço Endur entram em circulação em breve


A MRS – empresa de logística do transporte sobre trilhos do Brasil –, fez a compra de vagões feitos com o aço inox Endur, mais leve e ultra resistente, significando a renovação da sua frota.
Lembrando que a aplicação do Endur em vagões é inédita. O produto, o aço inox Endur, apresenta diversos benefícios, se comparados aos modelos convencionais utilizados até então. Produzidos com aço carbono, os vagões tradicionais são mais pesados e suscetíveis às intempéries do tempo, como a corrosão. Já o Endur proporciona a redução da tara (peso) do vagão de até duas toneladas, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, maior resistência à corrosão, aumento da segurança operacional e da vida útil dos componentes, além da redução no custo de manutenção.

Segundo a MRS, o modelo foi aprovado após ser submetido aos mais severos protocolos de testes, realizados por eles e pela Aperam South America, que desenvolveu o produto, e pela multinacional Greenbrier Maxion, fabricante de vagões em solo brasileiro que foi a responsável por concretizar a nova solução.

 

Os vagões de Endur no transporte ferroviário

Os novos vagões estarão em breve estarão em circulação sobre os trilhos. A fabricante iniciou a produção em dezembro de 2020, atendendo à demanda da MRS que utilizará 400 vagões para o transporte de celulose.

 

 

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Logística institucional e o paradigma da Matriz Intermodal de Transportes
Um desenho organo-institucional para a infraestrutura e logística