Assinatura Premium Assinatura Premium

Trimble lança solução unificada de telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga

Publicado em 29/01/2024

De acordo com a companhia, o foco dessa união é o uso de dados inteligentes, buscando sugerir melhorias no comportamento e performance do motorista

Por Redação


Com análises das informações e IA, a solução acompanha o dia a dia das operações do setor (Foto: Shutterstock)

A Trimble lançou uma solução unificado de telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga, com análises das informações e Inteligência Artificial para acompanhamento estratégico e do dia a dia das operações do setor. Dentre os benefícios do novo mecanismo, destaca-se a unificação nativa, com dados coletados por um único hardware e disponibilizados em um software de gestão de frotas, eliminando a necessidade de integração de dados provenientes de diferentes fontes.

De acordo com companhia, a solução chamada de Videomonitoramento apresenta a unificação de telemetria, sensor de fadiga e vídeo em duas soluções, conhecidas como “Vmov+” e “VSafe+”. Trata-se de soluções de videomonitoramento que também permitem a captação de dados de telemetria, por meio de CAN, OBD ou GPS, o que possibilita personalizar o projeto de acordo com cada orçamento e operação. Dessa forma, o foco dessa união é o uso de dados inteligentes, buscando sugerir melhorias no comportamento e performance do motorista.

Segundo a Trimlbe, o “Vmov+” é uma “Dashcam all-in-one” com telemetria unificada, que oferece precisão na identificação de comportamentos de risco, especialmente voltada para operações urbanas com gestão focada no comportamento do motorista, com câmera nativa voltada para a pista e DSM para motorista.

‌Já “VSafe+” é o equipamento que também conta com telemetria unificada, mas neste caso recomendado para operações rodoviárias e off-road. Permite a visualização da cabine e de procedimentos, como utilização de EPI, distância perigosa, processos de carga e descarga, entre outros.

"Este avanço tecnológico não é apenas uma conquista em termos de engenharia e instalação, mas uma resposta direta às demandas e complexidades das operações logísticas na atualidade. A combinação da leitura de dados por CAN e OBD resulta em uma precisão incomparável, fornecendo insights alinhados com as realidades dinâmicas e desafiadoras enfrentadas por profissionais da logística. Estamos empolgados em oferecer uma solução que não apenas antecipa as necessidades do setor, mas redefine os parâmetros da eficiência e da tomada de decisões”, destacou Rebeca Ludovido, gerente Comercial da Trimble no setor de transportes.