Assinatura Premium Assinatura Premium

Truckpad é premiada no Vale do Silício como startup mais inovadora

Publicado em 18/12/2014

Empresa brasileira vence mais de 30 concorrentes de diversos segmentos e é a única da categoria internacional

O TruckPad, primeiro aplicativo que conecta o caminhoneiro à carga, foi premiado como startup mais inovadora na Winter Expo 2014, exibição que contou com dezenas de startups de todo o mundo, promovida pela aceleradora Plug and Play Technology Center, no Vale do Silício, Estados Unidos.

Desde outubro deste ano, a startup, fundada pelo empreendedor Carlos Mira, participa de um programa de aceleração, promovido pela Abril Plug and Play, no qual tem recebido mentoria e orientações sobre como modelar um projeto de classe mundial e com escala global.  “É fantástico poder contar com o apoio e orientação de pessoas tão talentosas. Estamos aproveitando o ecossistema para explorar novas formas de desenvolvimento do TruckPad, objetivando posicioná-lo como um negócio internacional”, afirma o empreendedor.

Lançado em setembro de 2013, o aplicativo já registra mais de mil empresas contratantes e 13 mil caminhoneiros usuários de seu aplicativo. Além disso, possui uma média de 5.000 ofertas de frete por dia, o que significa dizer que são R$ 50 milhões em frete por mês, oferecidos aos caminhoneiros que utilizam o app em seus celulares. “Já podemos ser considerados a maior startup que otimiza o transporte no Brasil, por coordenarmos a disponibilização de mais de 13 mil caminhões em todas as regiões do País.”

Startup premiada
Além de vencer no Vale do Silício, capital da mundial da inovação, o TruckPad também ganhou a Startup Weekend 2013 do Google, recebeu medalha de primeiro lugar na etapa paulista do DemoBrasil 2014 e foi uma das quatro startups selecionadas para o programa de aceleração da Abril Plug and Play, desbancando mais de 900 projetos que se inscreveram. 

O aplicativo TruckPad, atualmente disponível para Android, funciona de forma simples. Para o caminhoneiro, basta incluir seus dados (tipo de caminhão e carroceria) e dizer para quais regiões costuma viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Por outro lado, as empresas podem entrar no site www.truckpad.com.br, colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparece, em um mapa, a localização dos caminhoneiros que podem fazer o frete. O sistema ainda oferece um chat, para a negociação direta entre o caminhoneiro e a empresa.

“A função de localização no mapa e contratação online de motoristas terceiros pelo TruckPad é apenas o início de um projeto maior, que visa criar soluções para o dia a dia do caminhoneiro. Nossa estadia no Vale do Silício serve para plantarmos uma semente em terras estrangeiras, assim como fizemos no mercado brasileiro, quando ninguém vislumbrava a otimização do processo de transporte de cargas, e quem sabe, em um futuro próximo, expandirmos nossas operações para outros trechos de estradas pelo mundo”, projeta Mira.