Assinatura Premium Assinatura Premium

UFScar vai realizar seminário sobre mobilidade urbana de carga

Publicado em 15/02/2018

Evento traz palestras de nomes importantes do cenário nacional e internacional e visa apresentar panoramas e discutir soluções para o segmento

O transporte de cargas é um dos elementos essenciais da logística. Dentro dos grandes centros, fatores como crescimento acelerado, popularização do e-commerce e transformação das relações econômicas e comerciais tornam essa atividade mais complexa.

Transportadores, varejistas e gestores municipais encontram desafios como falta de segurança na distribuição de urbana de carga e infraestrutura debilitada para o recebimento e entrega de carga. Outros fatores que prejudicam o processo são a morfologia das cidades, alta densidade populacional, pouco planejamento da logística urbana e falta de participação conjunta de todos os envolvidos.

Para analisar o panorama atual e discutir estratégias e soluções, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) está promovendo o “II Seminário Internacional de Mobilidade Urbana de Carga – Da gestão da logística urbana às redes logísticas em cidades inteligentes: desafios e tendências futuras”. O encontro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e busca reunir profissionais de mercado, pesquisadores, gestores públicos, professores e alunos de pós-graduação.

No seminário, os participantes vão assistir palestras de profissionais especializados no setor. Um deles é Jan Fransoo, professor de Operações e Logística e reitor para pesquisa da Universidade Kuhne Logistics, na Alemanha. Entre muitas atividades, Fransoo desenvolveu pesquisas na área de operações, logística e processos de tomada de decisão no gerenciamento de cadeia de suprimentos.

Outro profissional a palestrar no evento será o professor de Operações e Logística e diretor do centro de transportes e logística do MIT (Estados Unidos) Christopher Mejia-Argueta. Em pesquisas realizadas na área de logística urbana, ele investiga como a distribuição urbana de carga é influenciada pelo fator de carga e tamanho dos veículos, morfologia e densidade da cidade ou região.

O evento vai ter também uma palestra com Paulo Fernandes de Oliveira, professor de Operações e Logística no MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV) e consultor do Banco Mundial. O trabalho dele é direcionado a modelos de gestão e avaliação de performance e gestão da distribuição e do planejamento integrado.

Outra atração do seminário será o lançamento do livro “Reaching 50 Million Nanostores: Retail Distribution in Emerging Megacities” (Alcaçando 50 milhões de nanostores: distribuição de varejo em megalópoles emergentes, em tradução livre). A obra foi escrita por Edgar Blanco e pelos palestrantes Jan Fransoo e Christopher Mejia-Argueta, que vão responder perguntas sobre os temas tratados.

O encontro vai ser realizado no dia 19 de março, das 14h às 17h no auditório do CCGT, Na Ufscar (Rodovia João Leme dos Santos – SP-264, km 110, Bairro Iringa, Sorocaba – SP). Apesar de ser gratuito, as vagas são limitadas. As inscrições vão do dia 2 até 15 de março pelo e-mail ppgeps@ufscar.br