Multilog Multilog

Unidades da Elog passam a contar com equipamentos de raios-X para inspeção de cargas

Publicado em 25/02/2013

Vistoria obrigatória solicitada pela Receita Federal passa a ser feita sem a necessidade de abrir o carregamento

 

As unidades da Elog de Uruguaiana-RS e Foz do Iguaçu-PR agora contam com equipamentos raios-X para o trabalho de verificação de cargas. Com os scanners, não existe mais a necessidade de abrir os caminhões ou descarregá-los para que seja realizado o trabalho de conferência do que é transportado.

O sistema dos scanners é automático e permite identificar posição, velocidade e comprimento dos caminhões enquanto são vistoriados. Apenas as cargas são escaneadas, o que garante a segurança dos motoristas. O sistema também consegue detectar substâncias ilegais no chassi do veículo transportador e em certas partes dos pneus. A carga é inspecionada com o caminhão em movimento e o equipamento consegue escanear até 120 caminhões por hora. Como o aparelho está conectado à Rede da Elog, as imagens escaneadas são enviadas às aduanas brasileira e Argentina, que atuam de forma integrada no Porto Seco de Uruguaiana.

Os equipamentos atenderão a uma nova legislação, que determina que os portos secos disponham de equipamentos para ‘vistoriar’ a carga dos caminhões antes que sejam enviados ao destino final.

Durante a vistoria, o aparelho se movimenta sobre o caminhão, emitindo ondas de raios-X. Depois de escaneada, a imagem da carga é enviada para um sistema de computador conectado à rede do Ecopatio, e fica disponível por 30 dias tanto para os clientes quanto para a Receita Federal.

A grande vantagem do serviço é que a vistoria obrigatória solicitada pela Receita Federal passa a ser feita sem a necessidade de abrir o carregamento. “Ganha-se em tempo e qualidade do serviço prestado”, afirma Marcelo Biciato, diretor de recintos alfandegados da Elog.