Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Unidas firma parceria com a Arrow e incorpora vans elétricas à frota

 

Publicado em 12/11/2021

Veículos, que serão integrados à frota a partir de 2022, possuem conceito exclusivo para atendimento ao e-commerce, com o propósito de reduzirem custos de operação, manutenção e otimizar a logística de entregas


Foto: Divulgação

Com o objetivo de revolucionar a logística urbana no transporte de cargas leves no Brasil e promover a mobilidade livre de emissões, a Unidas, segunda maior locadora de automóveis do Brasil, anunciou o investimento de 100 unidades de vans elétricas da startup gaúcha Arrow Mobility. Os veículos serão incorporados à frota da locadora a partir de 2022.

A iniciativa, inédita no país, integra o pilar de inovação e sustentabilidade da locadora, que vem assumindo o protagonismo na aquisição de frotas eletrificadas e está sendo responsável por uma série de ações que demonstram o engajamento em contribuir com um meio ambiente ecologicamente saudável e o compromisso em fazer a diferença na atual e nas futuras gerações.

Segundo o head de Frotas da Unidas, Breno Davis Campolina, a empresa está na vanguarda da transformação sustentável do país e entende a nova realidade de entregas dentro dos centros urbanos, que aumentou consideravelmente.

“Em parceria com a Arrow One, ofereceremos diversos conceitos específicos e customizados para o comércio online, sendo 100% elétrico e com zero emissão de carbono, contribuindo para conscientização global de desenvolvimento sustentável. Nos mercados da Europa e Estados Unidos, observamos empresas com soluções bem eficientes ao last mile e queremos trazer isso aos clientes da Unidas, modernizando o transporte de cargas leves no país por meio da mobilidade elétrica e tornando o processo logístico muito mais eficiente, ágil e produtivo.” – Breno Davis Campolina, head de Frotas da Unidas.

"O Arrow One oferece um conceito inovador de carga, denominado One Shot Loader, que permite a carga total de mercadorias em apenas um movimento. Além disso, o mesmo conceito, tem a capacidade de alterar a função do veículo de transporte de cargas para transporte de passageiros e vice-versa", explica Jocelei André Salvador, head de Engenharia da Arrow.

CONCEITO WALK-IN VAN

Outro conceito que aumenta a eficiência de entrega do veículo é o “Walk-in van”. Inédita no Brasil, a metodologia permite acesso direto do motorista ao compartimento de carga, reduzindo o tempo de entrega das mercadorias e aumentando a segurança do motorista. Para diminuir o peso do veículo, a carroceria conta com materiais de engenharia de última geração como compósitos e grafeno. A capacidade de carga é de 17 metros cúbicos – 50% acima de uma van tradicional.

“Entendemos que apenas a eletrificação não viabiliza a operação de um veículo elétrico. O Arrow One agrega conceitos que o tornam uma solução verde, eficiente e com design inovador”, afirma Marcelo Simon, head de Desenvolvimento de Negócios da Arrow.

Além disso, as soluções agregadas ao veículo permitem otimizar o tempo de embarque e desembarque dos itens, proporcionando um aumento de produtividade de até 50% e custo energético até 70% menor, se comparado a um veículo tradicional. O Arrow One oferece ainda 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.

A pré-encomenda do modelo, produzido em Caxias do Sul (RS), abarcará neste primeiro momento 100 unidades que serão entregues à Unidas a partir de outubro de 2022, para utilização exclusiva em e-commerce - um mercado em expansão cuja participação no varejo total cresceu de 5% para 12,6% entre 2019 e 2020, segundo dados do portal E-Commerce Brasil.

"A Arrow Mobility tem uma equipe experiente e altamente qualificada para ingressar nesta nova etapa da empresa ao lado da Unidas. Esperamos que esta parceria inicie um novo ciclo que melhore consideravelmente a logística de última milha nas cidades, bem como proporcione o desenvolvimento de novos produtos", afirma Julio Balbinot, Head de Estratégia e Marketing da startup.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

Atualmente, a Unidas é líder em frota sustentável no país, com mais de 400 veículos eletrificados em locação, e possui uma frota composta por 93% de veículos flex - o etanol emite 111 vezes menos gases de efeito estufa por quilômetro rodado em relação à gasolina. Recentemente, a companhia aderiu à EV100, iniciativa global que reúne companhias comprometidas com a transição do transporte à combustão para os veículos elétricos (EV) até 2030. A locadora foi a primeira empresa brasileira e segunda da América Latina a receber o selo EV100.

A Unidas celebrou também a parceria com a Associação Brasileira de Veículo Elétricos (ABVE), entidade de apoio ao transporte eficiente e desenvolvimento do mercado de veículos eletrificados no Brasil. A iniciativa integrou a série de ações do Programa Unidas Electrics, que ajuda empresas a alcançar a sustentabilidade e a reduzir custos com uma solução completa de aluguel de veículos eletrificados.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Coluna MIT GCLOG: Logística urbana sustentável
Responsabilidade compartilhada entre autoridades e iniciativa privada

 

 

Veja também: