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UPS anuncia os resultados do quarto trimestre de 2014

Publicado em 05/02/2015

Empresa prevê aumento do lucro por ação para 2015 de 6 a 12%

A UPS anunciou o lucro diluído ajustado por ação de US$ 1,25 para o quarto trimestre de 2014, estável em relação ao período do ano anterior. Em uma base GAAP, no quarto trimestre de 2014, o lucro diluído foi de US$ 0,49 por ação, comparado com US$ 1,25 em 2013.

Em 23 de janeiro, a empresa anunciou seus resultados esperados para o quarto trimestre, que foram consistentes com o anúncio final. A UPS informou que os resultados operacionais no segmento de domésticos, nos Estados Unidos, foram negativamente impactados por um aumento maior do que o esperado nas despesas, relacionadas com a alta temporada.

“Os clientes da UPS ficaram encantados com o serviço de alta qualidade, que foi oferecido durante a temporada de festas. No entanto, os resultados financeiros foram abaixo das nossas expectativas. À medida que avançamos em 2015, abordaremos essa disparidade com ações tanto de custos, quanto de receitas. Tomaremos as ações necessárias para melhorar a lucratividade, aumentando a eficiência operacional e ajustando o preço onde necessário. Nossa estratégia de crescimento é sólida e reafirmamos o nosso objetivo, a longo prazo, de aumento de lucro por ação de 9% a 13%”, destaca o CEO da UPS, David Abney.

A UPS entregou 1,3 bilhão de remessas durante o quarto trimestre, um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o ano civil de 2014, a empresa concluiu a entrega de 4,6 bilhões de remessas, um aumento de 6,8% em relação a 2013.

Durante o período de pico de 2014, a UPS:
• Contratou 100 mil funcionários temporários;
• Entregou 572 milhões de remessas em todo o mundo, em dezembro;
• Registrou um aumento de 12% nas entregas na Cyber Monday e Peak Day, superando as projeções da empresa;
• As entregas programadas do Peak Day ultrapassaram 35 milhões de pacotes, mais de 100% acima de um dia normal.

Os resultados financeiros GAAP para o quarto trimestre incluem dois itens especiais. Primeiro, as taxas de desconto utilizadas para o cálculo de pensão, patrocinada pela empresa, e passivos de pós-aposentadoria, no final do ano, diminuíram significativamente durante 2014. Isso resultou em um encargo non-cash, mark-to-market (valor de mercado), após impostos de US$ 670 milhões. Em segundo lugar, a empresa registrou um encargo depois de impostos de US$ 22 milhões, referentes a uma transferência anunciada anteriormente de certas obrigações com serviços de assistência médica.

Fluxo de caixa
Para o exercício encerrado em 31 de dezembro, a UPS gerou US$ 3,4 bilhões em fluxo de caixa livre, depois de fazer contribuições depois de impostos de US$ 800 milhões para os planos de pensão, patrocinados pela empresa, bem como US$ 1,5 bilhão para transferir determinados funcionários sindicalizados para os planos de saúde multipatrocinados, no segundo trimestre. Além disso, a empresa investiu US$ 2,3 bilhões em despesas de capital, durante o ano.

Em 2014, a UPS pagou dividendos de US$ 2,4 bilhões, um aumento de 8,1% por ação, em relação ao ano anterior. A companhia também recomprou mais de 26 milhões de ações por, aproximadamente, US$ 2,7 bilhões.

Remessas domésticas nos Estados Unidos
A receita doméstica para o quarto trimestre subiu 7,5%, para US$ 10 bilhões. O volume diário de remessas aumentou 6,6%, com um aumento de Deferred Air e Ground de 11% e 7,1%, respectivamente.

O lucro operacional ajustado para o quarto trimestre foi de US$ 1,1 bilhão, uma queda de 5,3% em relação ao período do ano anterior. As despesas operacionais aumentaram em mais de US$ 200 milhões, principalmente, devido ao aumento de custos antecipados relacionados com o período de pico. Diminuição da produtividade, taxas mais elevadas com transportadoras contratadas, bem como horas extras e de horas de treinamento contribuíram para os custos em excesso.

O lucro total por remessa caiu 0,8%, como sobretaxas de combustível mais baixas e mudanças no mix de produtos, compensandos os aumentos nas taxas de base. O produto UPS SurePost cresceu 28% no quarto trimestre.

Em termos reportados, para o quarto trimestre de 2014, o lucro operacional caiu 63%, para US$ 444 milhões, como resultado do encargo mark-to-market de pensão e da transferência de certas obrigações com serviços de assistência médica.

Remessas internacionais
A receita internacional neutra em relação ao câmbio aumentou 5,9% para US$ 3,4 bilhões, com crescimento de 4,3% no volume de remessas por dia. As remessas de exportação subiram 5,2% por dia, impulsionadas, principalmente, pelo crescimento de 8,5% da Europa, um pouco neutralizada devido à diminuição do volume de exportação da Ásia. Os produtos domésticos, fora dos Estados Unidos, subiram 3,6%, com forte crescimento no Canadá, Espanha e México.

O desempenho do negócio subjacente mostrou uma dinâmica positiva. No entanto, as flutuações cambiais contribuíram com perdas de US$ 40 milhões, em comparação com o ano anterior. Além disso, os itens únicos, incluindo um encargo de reestruturação, pesaram sobre os resultados em, aproximadamente, US$ 30 milhões. O lucro operacional ajustado internacional foi de US$ 536 milhões, relativamente estável em relação ao ano anterior.

O rendimento com exportações sofreu uma queda de 1,7%, neutro em relação ao câmbio, como resultado das sobretaxas de combustível mais baixas, mix de produtos e um crescimento mais forte de remessas entre regiões. A receita doméstica por remessa fora dos Estados Unidos aumentou 0,8%, quando ajustado para o câmbio.

Em termos reportados, o lucro operacional, no quarto trimestre, caiu 38%, para US$ 335 milhões, como resultado de encargos com pensão mark-to-market e da transferência de certas obrigações com serviços de assistência médica.

Cadeia de suprimentos e carga
A receita do segmento aumentou 7,4%, para US$ 2,5 bilhões, impulsionada pelo crescimento em Distribution e UPS Freight. O lucro operacional ajustado aumentou 4,7% para US$ 179 milhões, enquanto as melhorias na Distribution e UPS Freight foram compensadas por reduções na unidade Forwarding.

O lucro operacional para Forwarding foi menor, como resultado em North American Air Freight e Ocean foram compensados por desafios no International Air Freight. As receitas de Distribution aumentaram a uma taxa de crescimento entre 15% e 17%, pois a demanda de clientes de varejo e de saúde manteve-se forte. O lucro operacional aumentou em relação aos resultados do ano anterior.

A UPS Freight registrou um crescimento sólido das receitas de 8,6%, impulsionado, principalmente, por ganhos em tonelagem de LTL (serviço de carga fracionada) de 4,8% e melhoria no rendimento. A unidade de negócios aumentou o lucro operacional e a margem em relação ao ano anterior.

Em termos reportados, o prejuízo operacional para o quarto trimestre de 2014 foi US$ 25 milhões, como resultado de encargos com pensão mark-to-market e da transferência de certas obrigações com serviços de assistência médica.

Previsão
“Este ano será de melhoria contínua e avanços em iniciativas estratégicas, que têm um grande potencial para a empresa. O crescimento do comércio eletrônico, a implementação da tecnologia de operações, a expansão do mercado emergente e soluções específicas da indústria darão um impulso para a UPS, à medida que avançamos ao longo do ano”, ressalta o diretor Financeiro da UPS, Kurt Kuehn.

Segundo ele, a empresa espera registrar crescimento em todas as unidades de negócios. “Prevemos que lucro diluído por ação, para todo o ano de 2015, seja de US$ 5,05 a US$5,30, um aumento de 6% a 12% em relação aos nossos resultados ajustados de 2014.”