Assinatura Premium Assinatura Premium

UPS realiza teste bem sucedido com drone para entrega residencial

Publicado em 21/02/2017

A estratégica é um grande passo rumo ao aumento de eficiência da empresa e ao desenvolvimento do setor logístico

A UPS anunciou nesta terça-feira, 21, que testou com sucesso o drone para entregas a domicílio. O dispositivo foi lançado do teto de um carro da empresa até uma residência e depois retornou ao veículo. A tecnologia é pontual, uma vez que enquanto isso o motorista consegue realizar outras entregas.

O teste foi realizado segunda-feira em Tampa, na Flórida, com o Grupo Workhorse, desenvolvedor de caminhões elétricos e drones com sede em Ohio. A Workhorse construiu o drone e o carro de entrega elétrico da UPS utilizado no teste. Essa foi a primeira vez que foi realizado um teste com drones para entregas rotineiras e/ou não urgentes.

O vice-presidente sênior de engenharia global e sustentabilidade da UPS, Mark Wallace, ressalta que o teste é diferente de tudo que a empresa realizou com drones até o momento. "[O teste] tem implicações em entregas futuras, especialmente em localidades rurais, para as quais os nossos carros têm que viajar diversos quilômetros para fazer uma única entrega", pontua. O executivo explica que a tecnologia reduz custos e transit time e é um grande passo para o aumento de eficiência da UPS, além de significativa contribuição com o meio ambiente.

O teste
Para testar a confiabilidade do serviço, foi escolhida uma entrega rural (que acarreta mais custos e tempo). Assim, o drone fez a entrega enquanto o motorista seguiu pela estrada para fazer uma outra entrega.

"Os motoristas são a identidade da nossa companhia e isso não vai mudar", garantiu Wallace. "O que é animador é o potencial dos drones para ajudar os motoristas em vários pontos ao longo de suas rotas, os auxiliando a economizar tempo e atender as crescentes necessidades de atendimento ao cliente decorrentes do progresso do comércio eletrônico."

O drone utilizado no teste de segunda-feira foi o Workhorse HorseFly, sistema de entrega UAV. Trata-se de um drone de entrega octópode, de alta eficiência, que está completamente integrado com a linha Workhorse de caminhões de entrega elétricos/híbridos.

A estrutura se ancora ao teto do caminhão de entrega e uma gaiola suspensa abaixo do drone estende-se por meio de uma escotilha para dentro do caminhão. Um motorista da UPS, dentro do caminhão, carrega um pacote na gaiola e aperta um botão em tela sensível ao toque, enviando o drone a um endereço por uma rota autônoma pré-definida. Movido à bateria, o drone é recarregado enquanto está ancorado, tem autonomia de voo de 30 minutos e pode levar um pacote de até 4,5 kg.

Para o fundador e CEO da Workhorse, Stephen Burns, é gratificante ver a praticidade dessa tecnologia. "O drone é completamente autônomo. Ele não precisa de um piloto. Dessa maneira, o motorista está livre para fazer outras entregas enquanto o drone está fora."