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Uso de Inteligência Artificial traz benefícios à Logística

 

Publicado em 29/07/2021

Tendência global no setor, o investimento em IA pode acarretar melhorias financeiras e reduzir a emissão de CO2


Operadora logística visualiza informações em tempo real para gerar relatórios com poucos cliques (Foto: Divulgação)

Mudanças drásticas nos mais diversos setores são previsões constantes nos relatórios sobre tendências mundiais, muitas delas impostas pelas transformações decorrentes da pandemia de Covid-19. O grande desafio para as empresas é aumentar o investimento em tecnologia, principalmente em Inteligência Artificial (AI). No setor de Logística, não é diferente.

Segundo dados do Plano Nacional de Logística do Governo Federal, aproximadamente 65% da carga no Brasil é transportada por caminhão. As ferramentas e os processos digitais se tornaram grandes aliados das transportadoras, já que visam garantir produtividade, otimizar tempo de viagem, carga e descarga, reduzir custos e, consequentemente, melhorar os resultados financeiros das companhias. Somado a isso estão, ainda, os benefícios ao meio ambiente.

Para o CFO da Cargolift Logística, Rafael Mansur, a automatização e a digitalização de processos desburocratizam e agilizam rotinas.

“Se antes era preciso analisar dados em diferentes plataformas, o que demorava, hoje, com a inteligência artificial é possível o processamento de grandes quantidades de dados, de várias fontes, identificação de riscos, insights, tudo de uma forma rápida, possibilitando economia de tempo e eliminando retrabalho humano.” – Rafael Mansur, CFO da Cargolift Logística.

CCOMATRIX-OTIMIZADOR

Em 2020, em meio à pandemia, a Cargolift acelerou o processo de transformação tecnológica. A companhia ajudou na criação da startup Matrixcargo e de um novo sistema para atender a ambas. Batizado de “CCOMatrix-Otimizador”, a ferramenta tem como objetivo o encaixe da melhor forma possível das demandas e viagens da transportadora.

Para o projeto, a Cargolift teve como parceria a Ateliware, empresa de software que desenvolve produções e soluções digitais handmade.

“A necessidade inicial era otimizar as viagens de transporte de cargas visando diminuir o movimento de caminhões com ociosidade, o que consequentemente acarretaria uma diminuição de custos. Primeiro, criamos um sistema de captação e gerenciamento de informações, com interação entre transportadora e motoristas por meio de um aplicativo. Depois, criamos uma solução envolvendo inteligência artificial para a realização do cálculo do menor custo veículo versus demanda, levando em consideração custo fixo, pedágio, distância do veículo, jornada de trabalho do motorista, tamanho do baú e sua capacidade.” – Manoel Souza, CEO da Ateliware.

Segundo o Relato?rio Setorial 2019 da Associac?a?o Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informac?a?o e Comunicac?a?o, nos próximos anos os investimentos em inteligência artificial devem crescer 36% anualmente. Além do investimento no sistema, será preciso, também, treinar os colaboradores para este novo momento.

“O robô precisa entender o nosso processo, as nossas informações, os dados do setor, então nós tivemos de contratar profissionais com conhecimento de programação, mineração de dados, que pudessem ensinar o robô a expertise que reunimos ao longo de 26 anos. Tudo para que o sistema pudesse atender às nossas necessidades.” – Nathalia Anile Santos, gerente corporativa de gente e gestão da Cargolift.

Hoje, a gestão e o desenvolvimento de upgrades no sistema, bem como de novos produtos relacionados a ele estão dentro de casa. Segundo o CTO da Matrixcargo, Rodrigo Favero, foi contratado um time altamente qualificado para trabalhar em melhorias, projetos de expansão e novos produtos.

“As otimizações proporcionadas pelo sistema estão em franca ascensão pela operação. Nosso otimizador está com uma assertividade de alocações perto dos 95%, reduzindo o tempo de planejamento e custo operacional para execução das rotas. Nosso aplicativo também gera uma grande agilidade operacional, digitalizando todo o processo com os motoristas.” – Rodrigo Favero, CTO da Matrixcargo.

Com o uso da inteligência artificial, a operadora pretende reduzir, no curto prazo, até 20% de sua despesa operacional. Para o CEO da Cargolift e da matrixcargo, Markenson Marques, rodar com pouca carga no baú representa desperdício ao transportador e um preço de frete maior ao cliente, mas chegar no local para carregar e descarregar antes ou depois, quando há fila de veículos, por exemplo, também significa custo.

“O nosso sistema consegue avaliar todas as variáveis e indicar o que fazer. E isso ajuda não só as empresas envolvidas, transportador e cliente, como também o meio ambiente, pois desta forma temos uma melhor otimização da circulação de veículos, paradas para carregamento e descarregamento estratégicas, bem como todos os custos variáveis, como revisões, trocas de pneus entre outros itens, facilmente à disposição, auxiliando também na redução da emissão de CO2, pois cuidar do meio ambiente também é uma das nossas preocupações.” – Markenson Marques, CEO da Cargolift e da matrixcargo.

 

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