Assinatura Premium Assinatura Premium

Valec começa a tirar Fico do papel

Publicado em 25/06/2012

Estatal brasileira abre edital para contratação de empresas que irão realizar o projeto executivo da obra


A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), um dos projetos considerados fundamentais para o Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, começa a sair do papel. Na semana passada, a Valec, empresa pública federal responsável pela construção e concessão de serviços de ferrovias, publicou edital para contratação do projeto executivo dos 890 quilômetros entre Campinorte (GO) – onde se integra a Ferrovia Norte-Sul - a Lucas do Rio Verde (MT). A obra foi dividida em sete lotes.
 
O projeto executivo é um relatório técnico aprofundado sobre a obra e só depois de concluída a elaboração deste documento é que a Valec irá abrir licitação para iniciar efetivamente a obra. A previsão é que o estudo esteja concluído em meados de 2013 e as obras iniciem em 2014.
 
O coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, destacou que a notícia trouxe ânimo aos produtores rurais de Mato Grosso. Considerada a ‘Ferrovia da Soja’, dada a sua vocação para atuar no escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, em especial de Mato Grosso, maior produtor de soja do país, a Fico vai permitir que os grãos produzidos nas regiões Médio-Norte, Nordeste e Leste do estado saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE).
 
“Este projeto está entre as prioridades do Movimento e a Fico é um dos projetos de ferrovia mais atrasados do país. A expectativa inicial da Valec era ter iniciado as obras no fim de 2010. Depois, o prazo passou por sucessivos adiamentos por conta de falhas no projeto básico. Agora, com o projeto executivo, mais detalhado e técnico, acreditamos que finalmente a obra vai ser concretizada”, afirmou Vaz.
 
Com a ligação via ferrovia, o milho e a soja produzidos no interior do Brasil poderão abastecer os mercados consumidores do Nordeste, principalmente as granjas de aves.