LogTalk LogTalk

Vantagem econômica: empresas optam por cabotagem

Publicado em 29/07/2021

Integração da matriz de transportes marítimo e terrestre entrega maior segurança e redução significativa de custos


Foto: Divulgação

A navegação tem conquistado grande espaço no cenário das matrizes logísticas brasileiras. Com um mercado em expansão, a cabotagem cresce em média dois dígitos ao ano. Isso é efeito do fato de o Brasil possuir grande número de rios e extenso litoral, com mais 14 opções de portos atendidos pela cabotagem. Além disso, cerca de 80% da população brasileira, assim como grande parte das indústrias, está localizada em até 200 km dos cerca de 8,5 mil quilômetros de costa litorânea.

Com preços mais competitivos, sobretudo em distâncias a partir de 1.200 km, a cabotagem se mostra uma opção logística vantajosa para empresas de todos os portes.

“Além de possibilitar redução de custos logísticos graças à menor ocorrência de acidentes e segurança da carga, o transporte também apresenta baixo impacto ambiental”, destaca o CCO da Mercosul Line, José Roberto Duque. A companhia é subsidiária do Grupo CMA CGM, líder mundial em navegação e logística, e que oferta cabotagem e serviços logísticos integrados.

“Quando comparado a outros modais, chega a emitir até cinco vezes menos CO2, principal responsável pelo efeito estufa. Estamos aqui para mostrar aos clientes os benefícios e facilidades da cabotagem e como utilizá-la para poder potencializar os resultados logísticos de suas empresas. Todos são muito bem-vindos.” – José Roberto Duque, CCEO da Mercosul Line.

Com três linhas de atuação (Braco, Plata e Nexco), a Mercosul Line atende mais de 1 mil cidades, conectando regiões de norte a sul do Brasil, bem como Argentina e Uruguai. “Como um exemplo de sucesso, é importante destacar o mercado de Manaus e sua importância para o continente. Esse é o lugar onde a cabotagem se solidificou rapidamente e onde nós somos os principais fornecedores locais também”, afirma Duque.

LOGÍSTICA INTEGRADA

A forma como a Mercosul Line possibilita a diversificação da cadeia logística das empresas gera ganhos ao diminuir riscos para a carga e custos associados a isso.

Segundo Duque, a maior parte dos clientes compra o serviço com uma porta envolvida (origem/destino). O cliente busca por serviços logísticos integrados (terrestre + marítimo), da planta/fábrica do vendedor até a localidade do comprador.

“O fato de termos outras empresas no Grupo CMA CGM com grande experiência de anos no ramo, nos habilita a oferecer uma ampla gama de opções customizadas de porta a aos nossos clientes, e oferecer novas soluções logísticas e de transportes, mais eficientes, e que respeitam cada vez mais as necessidades tanto das pessoas quanto do planeta, estando no centro ambição do Grupo CMA CGM, representada por BETTER WAYS, nossa nova assinatura.” – José Roberto Duque, CCEO da Mercosul Line.