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Veículos autônomos e elétricos são a nova aposta da Volvo Trucks

Publicado em 13/09/2018

Segundo a empresa, o Vera tem o objetivo de promover operação mais segura e sustentável e é ideal para transportes regulares

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Com a expansão da tendência de carros elétricos e veículos autônomos, a Volvo Trucks está lançando o Vera, um novo veículo para ser usado no transporte comercial. O primeiro local a receber a novidade é a Europa, com a expectativa de que o uso do veículo promova uma operação de transporte mais segura, inovadora e sustentável.

De acordo com a empresa, o Vera é indicado para empresas que façam operações de transporte entre centros de distribuição fixos. O investimento no veículo reflete a necessidade de suprir demandas e superar desafios causados pelo crescimento populacional ao redor do mundo, bem como o aumento da urbanização.

“O potencial pleno do setor de transportes ainda está para ser visto”, diz o presidente mundial da Volvo Trucks, Claes Nilsson, ressaltando que a necessidade por transportes deve continuar aumentando na próxima década. “Estamos sempre em busca de novas ideias para atender a essa demanda de forma cada vez mais sustentável e eficiente.”

Funcionamento do Vera

Os veículos elétricos e autônomos são conectados a uma central de controle, que pode realizar a operação de transporte por meio dessa central, e a um serviço de dados em nuvem. Eles foram desenvolvidos para servirem de complemento aos caminhões convencionais.

Pela central de controle, os operadores podem acessar dados como a energia restante da bateria, a localização do veículo e a carga transportada. Também é possível adaptar andamento e velocidade da operação para evitar desperdícios e aumentar a precisão da entrega.

Conectados a um sistema de propulsão elétrica, os veículos não têm emissão de escape e possuem baixos níveis de ruído.

Ideal para operações regulares e repetitivas

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Segundo os executivos da Volvo Trucks, o Vera é ideal para a operação de transporte regulares e repetitivas, já que essas modalidades apresentam distancias curtas, grandes volumes e exigem precisão de entrega apurada.

O vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks, Mikael Karlsson, explica que o veículo tem outras vantagens, como a possibilidade de operação durante a noite por não emitir ruídos. “A solução utiliza a infraestrutura rodoviária e as carretas/reboques já existentes, tornando mais fácil recuperar o investimento e possibilitando a integração com as operações atuais.”