LogTalk LogTalk

Veloce e GM apresentam case premiado de logística Brasil-Argentina

Publicado em 06/09/2011

A Veloce Logística e a General Motors do Brasil apresentarão no XVII Fórum de Logística, na próxima terça-feira (13/9), às 11h30, no Hotell Intercontinental, Rio de Janeiro, o sistema desenvolvido para abastecer as plantas da montadora no Brasil e Argentina. Pelos resultados obtidos, a GM premiou a Veloce como Melhor Fornecedor de logística nos dois países.

 A montadora estava diante de vários desafios em 2009: mudança de operador logístico; lançamento de um novo modelo de automóvel (Ágile), com seus 1.900 novos componentes; mudança de armazém; necessidade de melhoria nos índices de produtividade e aumento no volume das operações (de 4.600 para 7.000 coletas de peças por mês, de 270 para 420 viagens por mês do Brasil para a Argentina, e movimentação no armazém (entre peças para a Argentina e para as plantas no Brasil) subindo de 23 mil metros cúbicos para 35 mil metros cúbicos por mês.

A Veloce venceu a concorrência para ser o novo operador logístico, propondo a eliminação de processos desnecessários no sistema anterior e outras iniciativas que aumentaram a eficiência e a produtividade na cadeia de abastecimento.

A operação feita pela Veloce engloba: a coleta programada (Milk Run) de autopeças em mais de 400 fornecedores em seis estados (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); o recebimento, manuseio, consolidação da carga, reembalagem e documentação para exportação no seu Centro de Consolidação de Diadema; e o transporte de autopeças para seis plantas da GM (São Caetano do Sul, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Gravataí, Sorocaba e Rosário/Argentina).

Os ganhos logísticos dessa operação serão apresentados por Henry Czyzkowski, gerente de Engenharia da Cadeia de Fornecimento da General Motors do Brasil, e por Ruy Galvão, diretor de Operações da Veloce Logística.