LogTalk LogTalk

Viastore completa 10 anos de atividade no Brasil com planos de expansão

Publicado em 05/11/2021

Empresa soma no portfólio soluções de automação implantadas em empresas que são referências nos próprios segmentos de atuação


Foto: Divulgação

A viastore, empresa de origem alemã especialista em desenvolver projetos e tecnologia em sistemas para automatização de armazéns, chegou ao Brasil em 2013 e se instalou na cidade de Campinas (SP). A empresa, que em 2020 registrou faturamento global de €$ 135 milhões (o equivalente a R$ 866 milhões), está em processo de expansão das atividades no país e hoje está colocada entre as maiores do segmento, com atuação em todo o território nacional e América Latina.

Os últimos três anos foram de consolidação e de resultados positivos para a companhia, como a conquista de grandes clientes da indústria (entre eles Aldo Solar, Caterpillar, Aeroporto de Viracopos e Firmenich) que investiram na automação de processos industriais. Por conta desses resultados, a empresa anunciou a mudança de sede, bem como a contratação de mais profissionais.

“A viastore chegou ao país com o objetivo de consolidar sua expansão global e se estabelecer como empresa referência para automação de armazéns, especialmente dentro da indústria e o Brasil como maior polo produtivo da região, conta com um time de especialistas para desenvolver este mercado.” – Ariel Oliveira, CEO da viastore.

O executivo ressalta que a liderança mundial da viastore sempre esteve próxima do Brasil enquanto mercado e, mesmo em meio as incertezas, acredita no potencial local para projetos de automação logística. “Os planos continuam ambiciosos e são reavaliados continuamente para ajustar a empresa ao dinamismo da economia local. Nosso diferencial é estarmos próximos dos clientes e parceiros em seus mercados, desde os estudos pré-projeto até o pós-vendas”, explica.

Há três anos à frente da viastore, Oliveira reforça os esforços para consolidar a empresa como referência em automação de instalações logísticas, especialmente dentro da indústria.

“Minha chegada foi para impulsionar a estratégia de continuidade ao plano de consolidação da marca na América Latina com crescimento sólido, planejado e sustentável. Desde então, triplicamos o tamanho do time e batemos nosso recorde de faturamento, crescendo 50% nos três últimos anos em comparação aos seis primeiros anos de nossa atividade no país.” – Ariel Oliveira.

Entre os produtos e soluções oferecidos pela viastore no Brasil estão o software viadat WMS, o Transelevador viapal e o Miniload viaspeed. Segundo o executivo, empresa tem dedicado grande parte do seu time de Pesquisa e Desenvolvimento para desenhar soluções que resolvam problemas crônicos de operações manuais ou automatizadas, com interação do Viadat WMS. A cada nova solução criada e/ou problema resolvido, estes ficam disponíveis para o mercado brasileiro imediatamente.

CLIENTES E PROJETOS NO BRASIL

A viastore já soma projetos consolidados em grandes empresas no país. Entre os clientes de segmentos e portes diversos está a Aldo Solar, maior distribuidor de energia solar do Brasil, na cidade de Maringá (PR). Para esse cliente, a Viastore desenvolveu um projeto robusto com a implantação de um sistema miniload com 4,8 mil posições de caixas, gestão do armazém com o software Viadat WMS e estação de separação de pedidos. O sistema proporcionou maior velocidade e ganho no processo de separação de pedidos, gerando ótimos indicadores de produtividade para a Aldo Solar.

Como não tem uma unidade fabril no Brasil, a viastore conta com parcerias globais que oferecem apoio local. Esses parceiros são acionados para dar suporte com tempos de resposta mínimos. A empresa também conta com um time de profissionais experientes, treinados na Alemanha para garantir serviços com a mesma qualidade oferecida na Europa.

“A viastore preza pela sua reputação e isto exige cuidar de nossos clientes e parceiros desde o início dos estudos até o pós-vendas. A empresa investe acima da média na concepção do projeto e, como consequência, entrega resultados de sucesso, que têm sua longevidade garantida pelo experiente time de serviços”, pontua Oliveira, destacando a excelência e atenção também no pós-venda de cada projeto.