LogTalk LogTalk

Viastore lança solução autônoma de armazenagem e coleta de caixas

Publicado em 23/03/2017

Viarobot aumenta espaço em armazéns em até 40% e contribui para segurança do processo

A Viastore Systems acabou de lançar no Brasil o Viarobot, um robô autônomo de armazenagem e de coleta de caixas. A solução disponibilizada pela empresa especialista em intralogística pode automatizar o armazém manual de forma rápida, fácil e flexível, já que não há necessidade de qualquer infraestrutura adicional como trilhos ou racks especiais, bem como ganhos de espaço de até 40%.

O sistema armazena, coleta e manuseia os recipientes e caixas de forma autônoma e os transporta para as estações de separação. Por meio do software de controle, o Viarobot é rápido de ser operado e facilmente expansível. Se o armazém ficar maior ou se sazonalmente tiver que cobrir demandas maiores, o sistema se adapta, adicionando novos robôs e mais racks.

O CEO da empresa no Brasil, Paulo Franceschini, destaca que a flexibilidade é bem-vinda tanto para adaptar nos armazéns quanto para mudança de local, caso necessário. “Em comparação com armazéns operados manualmente, os principais benefícios são a capacidade de espaço de armazenamento aumenta em até 40%, a performance é melhorada em até 20%, e obtém uma eficiência e controle maior de todo o processo”, explica.

O viarobot combina a flexibilidade de um armazém manual com as vantagens de um sistema automatizado. O aproveitamento de espaço, a segurança do processo, a baixa taxa de erro e a capacidade do viarobot operar sem interrupção formam a base para o crescimento futuro.

As empresas industriais podem se beneficiar da rápida e simples instalação do viarobot, para, por exemplo, resolver problemas de capacidade e espaço na planta. “Outras empresas, como de varejo, e-commerce e startup podem se beneficiar da enorme flexibilidade do viarobot”, destaca o CEO.

Os robôs operam com uma velocidade de dois metros por segundo e com altura de até quatro metros. Se a capacidade da bateria de íons de lítio estiver quase no final o viarobot se movimenta de forma independente para a sua estação de carregamento, garantindo assim a utilização quase ininterrupta do sistema. Além disso, o viarobot pode funcionar no escuro. Isso reduz os custos de energia, especialmente em operação com vários turnos.