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VLI investe em pátios ferroviários para ampliar a produtividade

Publicado em 09/12/2013

Com a construção e a ampliação de 24 unidades, será possível aumentar o tamanho dos trens que circulam na Ferrovia Centro-Atlântica  

A VLI, empresa de logística integrada com operações em ferrovias, terminais integradores e portuários, está investindo na construção e na ampliação de 24 pátios de cruzamento ferroviário até o final de 2014. Com o projeto, será possível aumentar o tamanho dos trens que circulam na via e incrementar o volume transportado na FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), malha sob a concessão da VLI.

O pátio de cruzamento é uma bifurcação da malha ferroviária com aproximadamente 1,8 km de extensão, que permite a manobra do trem para que seja liberada a via principal para a circulação de outra composição. A empresa construiu quatro pátios e ampliou outros 20. Desses 24 pátios, que estão localizados em pontos estratégicos e em áreas seguras, 13 estão em Minas Gerais, nove em São Paulo e dois em Goiás.

Eles adicionarão capacidade de movimentação a três corredores logísticos da empresa. No Minas-Bahia, que liga ao terminal integrador de Pirapora, os pátios permitiam a movimentação de trens abaixo de 40 vagões. Agora, receberão composições de 60 unidades. Já os pátios do corredor Centro-Leste, conectado ao porto de Tubarão, Vitória (ES), e do Centro-Sudeste, interligado ao porto de Santos, que atendiam a trens de até 60 vagões, receberão composições de até 90. Com isso, a VLI amplia a capacidade dos trens em circulação, o que permite o aumento do volume movimentado e também da produtividade. “Agora, graças aos pátios de cruzamento e outros investimentos, poderemos operar com trens maiores. Com isso, a VLI vai gerar mais capacidade de transporte, especialmente nas rotas de movimentação do agronegócio, carga que já representa um terço do nosso volume”, declara o diretor comercial da VLI, Fabiano Lorenzi.

No total, o projeto envolve a construção de quase 19 quilômetros de via permanente, que consumirão 30.000 dormentes, 27.300 metros cúbicos de brita e 1.075 toneladas de trilhos.

Outros investimentos

O projeto de ampliação e construção de pátios faz parte das estratégias da VLI para impulsionar o crescimento dos seus negócios.  No total, a empresa pretende investir R$ 9 bilhões nos próximos cinco anos e aumentar a movimentação de cargas na malha ferroviária de sua abrangência em mais de 50% até 2017. O montante será distribuído em melhorias da infraestrutura da companhia com a compra de 210 locomotivas e 7.500 vagões, além da construção e participação em novos terminais intermodais e terminais portuários.

Entre os principais projetos contemplados nesse investimento, destacam-se a construção de cinco novos terminais intermodais e a expansão do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM), em Santos, que prevê a construção de três novos berços de atração para movimentação de grãos, farelo, açúcar e fertilizantes, única carga operada hoje no terminal, adicionando 12,5 milhões de toneladas anuais de capacidade ao sistema portuário de Santos.