LogTalk LogTalk

Vsafe+: Solução da Trimble usa IA para proporcionar segurança a frotas

Publicado em 27/04/2022

Sistema agrega funcionalidades de monitoramento por vídeo de fadiga, desatenção e anticolisão; equipamento é carro-chefe do estande na empresa na 27ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)

Por Redação


Foto: Divulgação/Pexels

Em participação na 27ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a Trimble Transportation está apresentando aos visitantes o Vsafe+. O último lançamento da marca utiliza recursos de Inteligência Artificial (AI) para auxiliar a gestão de frotas em questões relacionadas à segurança – tanto de motoristas, quanto das cargas. O evento, que reúne tecnologias de ponta voltadas ao setor de transportes, teve início no dia 25 de abril e vai até esta sexta-feira (29).

Além do Vsafe+, o estante da Trimble também traz soluções como telemetria, videomonitoramento, sensor de fadiga e controle de jornada. Segundo a gerente de Marketing da empresa, Ana Paula Delchiaro, o fato de o Brasil ter a produção de grãos majoritariamente escoada pelo modal rodoviário cria a demanda por soluções de tecnologia que assegurem as operações.

“Tecnologias de monitoramento e gestão de frota podem contribuir para que a produção chegue aos portos de modo mais seguro e econômico. Podemos contribuir para o agronegócio nacional proporcionando um melhor escoamento”, afirma.

VSAFE+: FUNCIONALIDADES EM UM SÓ EQUIPAMENTO

O Vsafe+ é uma solução desenvolvida para reduzir eventos que podem provocar acidentes nas estradas, ampliando a segurança do trânsito. O equipamento, que é instalado em veículos de transporte, agrega em um único dispositivo funcionalidades de monitoramento por vídeo de fadiga, desatenção e anticolisão, com possibilidade de até cinco câmeras. 

“A nova geração de video intelligence da Trimble é um marco na segurança no trânsito e faz parte de um sistema integrado. A tecnologia foi pensada de ponta a ponta e utiliza inteligência artificial, o que permite precisão e avanço contínuo. Trata-se da mais poderosa solução de videomonitoramento já criada pela Trimble”, Ana Paula Delchiaro, gerente de Marketing da Trimble Transportation.

SOLUÇÕES FOCADAS NO SETOR AGRO

Além do Vsafe+, os visitantes também podem conferir os benefícios de se trabalhar com tecnologias integradas de monitoramento que já são utilizadas por grandes empresas do setor agro como Raízen, São Martinho, Lots Group e Adecoagro. Com a tecnologia de telemetria, é possível acompanhar e analisar o comportamento do motorista ao volante em tempo real, a partir de sensores. Essa estratégia viabiliza a identificação de infrações que aumentam o risco de acidente, desperdícios de combustível e gerenciar a frota.

A Trimble também oferece um sistema de videomonitoramento veicular, que proporciona mais controle e segurança nas operações. Com câmeras embarcadas nos veículos da frota é possível acompanhar em tempo real ou assistir trechos de incidentes identificados pelo sistema. Já o sensor de fadiga permite alertar a central de monitoramento e o motorista quando são identificados comportamentos imprudentes. Com a solução, é possível realizar tratativas e correções em tempo real.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Artificial e mais racional
A nova inteligência operando os transportes