LogTalk LogTalk

WebRadar lança Rotograma Falado, nova funcionalidade do Quality Transport

Publicado em 05/01/2017

O aplicativo utiliza dados mapeados por GPS para alertar o motorista sobre obstáculos e perigos nas estradas via mensagens de voz

A WebRadar, empresa que atua no segmento de Big Data Analytics para gerenciamento IoT (Internet das coisas), lançou o Rotograma Falado, uma nova funcionalidade da solução Quality Transport, voltado para o gerenciamento de frotas.  O aplicativo utiliza dados mapeados pelo GPS para alertar o motorista, via mensagem de voz, sobre pontos na via percorrida e tem como objetivo melhorar a gestão de frotas rodoviárias.

A solução aponta informações como curvas acentuadas, trechos de estrada em péssimas condições, velocidade máxima em determinados pontos adiante que será trafegado e áreas com maior taxa de assaltos, sendo este último de crescente importância vide a alta de roubo e furto de carga. Segundo estudo recente divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de ocorrências de roubo e furto de carga no Brasil cresceu 64% entre 2010 e 2015.

O diretor da área de transporte da WebRadar, Marcio Weber, explica que a solução funciona como um copiloto do motorista. “A todo instante ele o avisa sobre as características do trecho que o caminhão passará, tornando assim a viagem muito mais segura”, declara.

Segundo o Anuário CNT do Transporte 2016, o país possui uma frota de quase dois milhões de caminhões registrados, dos quais o tempo de utilização dos caminhões gira em 13,9 anos (16,9 anos dos veículos dos autônomos e 7,5 anos dos veículos de frota).

Quality Transport                                                                                                            
O Quality Transport é uma plataforma tecnológica aberta customizável para atender as necessidades de cada cliente. O sistema, que consegue se “comunicar” com uma vasta gama de outros sistemas de rastreamentos disponíveis no mercado, monitora o desempenho do caminhão e do motorista em tempo real. Com isso, as empresas obtêm melhor controle e eficiência logística da frota e da carga, além de reduzir o risco de acidentes. Outra vantagem para quem contrata o serviço é que a solução é 100% baseada na nuvem, o que garante maior flexibilidade e agilidade na verificação das informações coletadas.

O monitoramento é feito por meio das redes de dados 2G, 3G e 4G de telefonia móvel. Cada caminhão tem instalado um rastreador, um chip de dados e até câmeras de vídeo (dependendo do escopo contratado). Com isso, pode-se verificar histórico de movimentação do veículo, gerar relatórios gerenciais de telemetria, fazer uma análise avançada de direção (gráficos segundo a segundo do comportamento do motorista), controlar a jornada de trabalho do motorista, fazer a gestão de imagens do conjunto de câmeras embarcadas, enviar avisos automáticos de eventos por e-mail, proporcionar maior eficiência no consumo de combustível, obter menor desgaste dos pneus dos veículos de carga e reduzir os custos de manutenção do veículo. Os benefícios desse tipo de gestão da frota podem resultar em uma redução de 30% no custo de pneus, 10% de economia em manutenção e 15% no de combustível.

O gerente de produto da área de transporte da WebRadar, Gustavo Meneghel, pontua que o sistema é capaz de traçar uma espécie de raio X do caminhão e da forma de dirigir do motorista. “Por exemplo, [o sistema aponta] se o condutor usa demasiadamente os freios, dirige acima da velocidade permitida, se ele está respeitando as pausas para descanso exigidas por lei”, diz.

Ainda segundo o executivo, caso o veículo esteja dentro de um túnel ou em uma área em que não tenha cobertura de sinal celular, o sistema espera chegar a um local em que a cobertura telefônica seja melhor para enviar os dados acumulados durante o período que ficou sem conexão. “Nada se perde”, afirma Meneghel.

O Quality Transport já é utilizado nas frotas de empresas como LaFarge Holcim, Andrade Gutierrez, Jamef, Aspro, Cone Sul, Castrol, JD Cocenzo, Salute, Unimed, Simarelli.