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White Martins desenvolve primeiro semirreboque criogênico do Brasil, com cavalo de quatro eixos

 

Publicado em 27/07/2015

Modelo TWM-29 possui tanque com maior capacidade volumétrica do mercado e evitará a emissão de 20 toneladas de gases causadores do efeito estufa por ano

A White Martins está lançando uma solução inédita no Brasil para transporte de gases criogênicos. O modelo TWM-29 é o primeiro carro-tanque a contar com um eixo direcional a mais no cavalo mecânico, o que aumenta a sua capacidade de executar manobras, e tanque de 29 mil litros, que proporciona a maior capacidade de estocagem e transporte desse tipo de produto, no mercado. A novidade permitirá uma redução anual de mais de 7.000 litros no consumo de diesel e evitará a emissão de 20 toneladas de gases causadores do efeito estufa, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento e a adoção de práticas ainda mais sustentáveis.

O TWM-29 possui sistema de tomada de força hidráulico, o que permite a montagem em todos os cavalos mecânicos do mercado. Inovações realizadas no sistema de isolamento resultaram em uma proteção térmica 30% mais eficiente do que a dos veículos convencionais, diminuindo a perda de produto por evaporação. A cabine, o conjunto de tubulações e a bomba, totalmente reprojetados, possibilitaram uma redução de 80 kg no peso do veículo e facilitaram o acesso às válvulas e instrumentos no interior da cabine, que foi ampliada e agora conta com acessos laterais.

O aspecto da segurança ganhou destaque com a abertura da cabine acionada pneumaticamente e totalmente intertravada com o freio de estacionamento do semirreboque. O veículo também conta com sensor de temperatura na bomba criogênica, permitindo o seu acionamento somente após o resfriamento, e uma nova e mais segura proteção lateral. Toda a iluminação do TWM-29 utiliza tecnologia LED, o que garantiu a homologação e o certificado de fotometria ao semirreboque, comprovando a utilização do que há de mais moderno em iluminação para veículos de transporte.

“Buscamos desenvolver soluções pioneiras para o transporte e distribuição de gás, e esse lançamento é mais um exemplo de que a inovação está no DNA da White Martins. Projetamos e fabricamos um carro-tanque que alia eficiência, produtividade e garante ganhos ao meio ambiente, que é uma prioridade na companhia”, afirma o diretor de logística da White Martins na América do Sul, Marcos Guimarães. O semirreboque TWM-29 foi projetado na Fatran, unidade da White Martins localizada no Rio de Janeiro, responsável pela fabricação e manutenção de carros-tanques criogênicos na América do Sul. As duas primeiras unidades do modelo entram em circulação nas estradas brasileiras a partir de julho.  

 

 

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