LogTalk LogTalk

Yusen Logistics traz para o Brasil o conceito de qualidade total, adotado globalmente

Publicado em 23/01/2015

Operador logístico já implantou no novo escritório, em São Paulo, a filosofia japonesa batizada de 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke)

O foco na qualidade total da Yusen Logistics, em todo o mundo, está presente, também, no braço da empresa no Brasil. Desde o fim do mês passado, a filial brasileira está empenhada em implantar o conceito 5S, em seus escritórios, e conscientizar todos os colaboradores dos ganhos.

A filosofia 5S é de origem japonesa, como a Yusen Logistics, e visa promover a disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho, a partir de cinco conceitos ou sensos. O nome da filosofia vem das iniciais das cinco palavras em japonês usadas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Seiri se refere a evitar o que é desnecessário, reutilizar ou, até mesmo, descartar para melhorar a arrumação. Seiton é o senso de organização, deixar tudo em ordem para facilitar a localização e a economia de tempo. Seiso seria o senso de limpeza, Seiketsu o de saúde e higiene, e Shitsuke, disciplina. Segundo o Shitsuke, todos devemos ser honrados, educados e cultivar os bons hábitos.

“Já nas primeiras semanas, o resultado foi impressionante, com mesas mais limpas, sem papéis acumulados e excesso de objetos que não usamos mais”, conta o diretor de International Freight Forwarding (IFF), Alexandre Chami, responsável pelas áreas operacional, comercial e de faturamento da divisão de logística internacional.

O resultado não é só visível nas mesas dos colaboradores, a filosofia 5S visa tornar a empresa mais competitiva, lucrativa, líder do segmento e em constante evolução. “Queremos alcançar a excelência no atendimento ao cliente e no bem-estar dos nossos colaboradores”, ressalta Chami.

Para ele, o próximo passo é o Kaizen, outra filosofia japonesa, focada na melhoria contínua dos processos. Deve envolver todos os funcionários, do CEO ao colaborador de chão de fábrica, se for o caso, evitando o desperdício e gerando uma empresa enxuta e em constante evolução.