Assinatura Premium Assinatura Premium

MIT convida brasileiros para programa de pós em Logística

Publicado em 04/11/2019

Universidade americana, referência em tecnologia, oferece pós-graduação em logística e supply chain e espera aumentar número de alunos brasileiros

 

Certamente, você já ouviu falar sobre o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Famosa entre os aficionados em tecnologia, a instituição americana figura como a melhor universidade do mundo em vários rankings.

Agora, o MIT está convidando brasileiros a participar do o Graduate Certificate in Logistics and Supply Chain Management (GCLOG), programa formatado como complemento educacional na área de logística e cadeia de suprimentos.

 

O MIT

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. Fundado em 1861, em Cambridge, nos EUA, já formou mais de 120 mil alunos. Entre eles, destacam-se 85 ganhadores do prêmio Nobel e 34 astronautas.

O MIT é conhecido como “a casa dos nerds” e é a universidade dos sonhos da maioria dos apaixonados por inovação e tecnologia.

 

O programa

A Pós-Graduação em Logística e Supply Chain Management (GCLOG) objetiva aumentar o impacto da educação oferecida por pesquisadores e professores do Centro de Transporte e Logística (CTL) do MIT em mercados emergentes no hemisfério sul. Além disso, supre a carência por profissionais qualificados na área de supply chain no Brasil. “Temos poucos cursos avançados na área e o GCLOG do MIT supre essa lacuna para quem quer ir além, com uma certificação internacional”, destacou Alessandro S. Silva, certificado pelo programa em 2019.

 

Leia também: Íntegra da entrevista com Dr. Christopher Mejía Argueta, professor responsável pelo GCLOG.

 

Quem pode participar

Estudantes matriculados ou cursando um programa de pós-graduação (certificado, especialização, mestrado, MBA e/ou doutorado) relacionados a cadeia de suprimentos e logística em qualquer universidade da América Latina. Até o momento mais de 290 estudantes, de 14 países, já passaram pelo programa.

 

“O curso é bastante intenso, desde a fase inicial que é feita a distância.

São muitas horas de estudo e muito, muitos, cálculo. Nada se compara, no entanto, aos períodos de aula presencial no campus da

universidadeem Cambridge, região de Boston, nos Estados Unidos”. Alessandro S. Silva. 

 

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas no site oficial do MIT, até abril de 2020. Haverá três rodadas de inscrição, sendo elas:

- 1ª - em meados de novembro;

-  2ª - final de janeiro;

- 3ª - início de abril.

Vale lembrar que, quanto antes for feita a inscrição, maiores as chances do candidato receber apoio e bolsas de estudos.

Desconto exclusivo para brasileiros

Além de poder adiantar as inscrições, os brasileiros que estudarem em instituições parceiras do MIT podem ter descontos e aplicar para outros tipos de bolsas.

Exemplos de universidades parceiras:

- FGV;

- Insper;

- USP;

- UFSC;

- PUC-Rio;

- UFRJ;

- UFRGS;

- UNICAMP.

 

A duração do programa

Ao todo o GCLOG tem quatro módulos com duração de oito meses, sendo dividido em aulas presenciais e online.

Primeiramente, os alunos têm aulas presenciais, em tempo integral, no campus de Boston durante três semanas. Após a conclusão do curso, há outras três semanas de encontros presenciais.

 


Experiências reais

“O que eu preciso para liderar uma cadeia de suprimentos altamente competitiva daqui a dez anos? 

Como consigo fazer da transformação digital uma realidade na indústria de alimentos e varejo?

Estas 

perguntas me levaram a procurar quais seriam os desafios, oportunidades, conhecimentos e experiências que eu precisaria desenvolver".

Magali Aquino - GCLOG Candidate 2020

É formada em Licenciatura em Organização Industrial pela Universidad Tecnológica Nacional (2014) na Argentina. Possui mestrado profissional em Supply Chain pela FGV EAESP (2019). Cofounder da Frexco Brasil e pesquisadora de Food & Retail Operations. Trabalhou por 10 anos em áreas de Supply Chain Management e Tecnologia na Unilever e Avon.

 



"Foi a vontade de continuar aproximando o conhecimento que é gerado por faculdades de ponta

à aplicabilidade no dia a dia do meu trabalho que me incentivou a voltar a estudar.

A experiência até o momento não decepcionou: os módulos online me trouxeram não apenas

conhecimento, mas uma visão nova sobre como gerenciar e compartilhar conhecimento sobre o assunto.

O MIT é definitivamente um benchmark de didática, mesmo para as aulas a distância".

Pedro Dias GCLOG Candidate 2020

 

É formado em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e associado da Visagio, consultoria de gestão. Trabalha há mais de 7 anos com Logística e Supply Chain, liderando a implantação de projetos de otimização operacional em múltiplos clientes na América Latina, Europa e Austrália.

 


"Ainda lembro de uma aula do mestrado quando eu soube que estudar no MIT era uma possibilidade.

Pesquisei e vi que me encaixava no perfil do programa. O sonho distante podia ser real e me apliquei no GCLOG.

Definitivamente, ser aceito é passo significativo na carreira. A rotina é intensa já na fase online, muitas horas de estudo e trabalhos.

As aulas presenciais no campus da universidade em Cambridge eram um desafio a parte.

Não era raro virar a madrugada para dar conta da demanda. Cansativo? Talvez, mas a satisfação de ter esse privilégio era muito maior".

Alessandro S. Silva

Executivo em Operações e Serviços há mais de 20 anos na indústria de telecomunicações.

 

Mestre em Gestão com ênfase em Supply Chain pela FGV EAESP (2018), com Graduate Certificate in Logistics and Supply Chain (GCLOG) pelo MIT (2019).

 


 

Fonte: Alessandro S. Silva